No primeiro vídeo da série "Matemática nas profissões", tive o prazer de entrevistar Ricardo Lobo, que é engenheiro químico formado pela Escola Politécnica da USP, mas que, após o Mestrado em Administração e Economia na Universidade de Harvard, passou a atuar no mercado financeiro. Em 2016, o Ricardo estreou como diretor financeiro da empresa Colacril (Grupo CCRR), sendo hoje seu diretor-presidente.
Na entrevista, o Ricardo conta um pouco sobre a matemática que fez parte da sua formação e, claro, sobre a matemática que está presente no seu dia a dia profissional.
Ele nos conta que, diferente do que normalmente se espera, ele foi cursar Engenharia mesmo sem ter muita afinidade com a matemática escolar. O interesse pelas aplicações da matemática, entretanto, o ajudou a superar os desafios.
Além disso, a fala do Ricardo ilustra o que muitos especialistas vem apontando faz tempo. Jo Boaler (2019), por exemplo, salienta que:
"Levantamentos entre empregadores norte-americanos da indústria, da tecnologia da informação e do comércio especializado nos dizem que os empresários querem jovens que saibam usar '[...] estatística e geometria tridimensional, pensamento sistêmico e habilidades de estimativa. Ainda mais importante, eles precisam de disposição para refletir sobre problemas que misturam trabalho quantitativo com informação verbal, visual e mecânica; capacidade de interpretar e apresentar informações técnicas; capacidade de lidar com situações em que algo dá errado[..]'.
As pessoas não precisam decorar centenas de métodos-padrão. Elas precisam raciocinar e resolver problemas, aplicando métodos flexíveis a novas situações."
Referência:
BOALER, J. O que a matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem transformar a aprendizagem da matemática e inspirar sucesso. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Ed. Penso, 2019
Comments