top of page
  • Foto do escritorAline Matheus

É errando que se aprende - comércio eletrônico

Atualizado: 6 de mai.

Outro dia, conversando com um consultor da área de e-commerce, ele me dizia que a maior parte dos seus clientes - donos de lojas virtuais ou sellers, como são conhecidos nesse meio - padece demais em função de lacunas de conhecimento matemático elementar. Em particular, ele citou dois tipos de erros sobre porcentagem muito comuns. Vejamos!

Para ilustrar o primeiro tipo de erro, tomemos o seguinte exemplo: um vendedor vende um produto a R$ 150,00 em uma dada plataforma (tal como Mercado Livre, Amazon, Magalu etc). Para calcular quanto ele vai efetivamente ganhar com essa venda, ele deve descontar o valor do frete (oferecido gratuitamente ao cliente e que, digamos, seja de R$12,00), a comissão da plataforma (digamos que seja de 10%) e o imposto sobre a venda (digamos que seja de 5%). Então, ele faz assim:

R$ 150,00 - R$12,00 = R$ 138,00 (desconto do frete)

10% de R$ 138,00 = R$ 13,80 (cálculo da comissão da plataforma)

R$ 138,00 - R$ 13,80 = R$ 124,20

5% de R$ 124,20 = R$ 6,21 (cálculo do imposto)

R$ 124,20 - R$ 6,21 = R$ 117,99 --> Valor líquido a receber.

Se você se der ao trabalho de conferir os cálculos, verá que não há nenhum erro operacional. Qual é o problema, então?

O problema é que esse vendedor receberá da plataforma de vendas - que opera todo o processo de pagamento - apenas R$ 107,50. O que acontece é que o percentual referente à comissão, bem como o percentual relativo ao imposto deve ser calculado sobre o valor total da venda. O cálculo correto do valor líquido a receber seria, portanto:

R$ 150,00 - 15% de R$ 150,00 - R$ 20,00 = 85% de R$ 150,00 - R$ 20,00 =

R$ 127,50 - R$ 20,00 = R$ 107,50 --> Valor líquido a receber.

Vê-se que a confusão aqui se origina da comunicação falha acerca de qual é o valor sobre o qual se calcula a porcentagem. E é uma falha de comunicação custosa para ambas as partes, uma vez que, segundo o consultor com quem conversei, é muito comum que o vendedor entre em um litígio desgastante com a plataforma de vendas até que o problema seja devidamente compreendido.

O segundo tipo de erro também tem a ver com identificar claramente sobre qual valor se deve calcular uma porcentagem, mas em um contexto diferente. Segundo o mesmo consultor, mirando a Black Friday, muitos vendedores aumentam previamente o preço de venda dos seus produtos, para, então, nessa data, dar um desconto chamativo e aumentar suas vendas (pois é, consumidores, fiquem de olho!).

Por exemplo, um vendedor quer anunciar, no dia da Black Friday, um desconto de 30% no preço de um sapato. Porém, ele não quer, na realidade, modificar o preço usual de venda do sapato, que é , digamos R$ 200,00. Então, o que ele faz: um tempo antes ele aumenta do valor em 30%, para, depois, na famigerada sexta-feira, dar um desconto de 30%.

Qual é o problema? Onde está o erro?

O problema é que quando ele aumenta o preço em 30%, faz:

R$ 200 + 30% de R$ 200,00 = R$ 260,00

Mas quando ele baixa o preço em 30%, ele faz:

R$ 260,00 - 30% de R$ 260,00 = R$ 182,00 --> Preço na Black Friday

Ou seja, ele não volta ao preço original (de R$ 200,00), mas a um preço menor! Uma pequena vantagem para os consumidores, um descontinho de míseros 4%...

Mas por que isso acontece? Por que aumentar 30% e depois diminuir 30% não permite ao vendedor voltar ao preço original do produto, como ele pretendia?

Não é castigo divino pela ganância, não! (rsrsrs) É pura matemática! Acontece que o valor sobre o qual se calcula a porcentagem não é o mesmo num caso e noutro: primeiro, se faz 30% de R$ 200,00, depois, se faz 30% de R$ 260,00 - que, obviamente, dá um valor maior.

Deixo a pergunta para o leitor: em qual percentual o "ambicioso" vendedor deveria aumentar o preço para, depois, ao dar um desconto de 30%, voltar ao preço original?

Deixem suas respostas nos comentários!

Até a próxima!


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page