top of page
  • Foto do escritorAline Matheus

Biblioteca Matemática do Professor #03 - Chevallard e a "didatite"

Atualizado: 23 de mai. de 2021

Conheça um pouco sobre o livro "Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem", escrito por Yves Chevallard, Marianna Bosch e Josep Gascon, que aborda a Didática da Matemática como ajuda para o estudo das matemáticas, sendo o estudo visto como o cerne do projeto educativo de introduzir as novas gerações nas grandes obras da humanidade. Uma das muitas ideias interessantes que traz é a “didatite”: fenômeno de redução do valor social da matemática a um valor escolar. Aqueles que sofrem de didatite não enxergam a matemática para além da escola e veem o ensino e a aprendizagem da matemática como um fim em si mesmo. Superar a didatite envolve buscar o sentido de fazer matemática, não só de ensiná-la e aprendê-la, enxergando os conteúdos escolares como respostas a problemas e perguntas da vida em sociedade.



Referência:

· CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Marianna; GASCON, Josep. Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Trad.: Daisy Vaz de Morais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.


Links de aprofundamento:

· Sobre a Teoria da Transposição Didática, de Chevallard:

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page