top of page
  • Foto do escritorAline Matheus

A matemática das eleições para o legislativo

Nas eleições, as disputas para o executivo (presidente e governador, no caso das eleições de 2022) dominam o debate público. Mas o poder legislativo (deputados federais, estaduais e senadores) tem um papel fundamental na manutenção e na qualidade da nossa democracia.

Para o eleitor, entretanto, costuma ser bem mais difícil escolher pra quem vai seu voto no caso dos cargos do legislativo. Em certa medida, porque as opções de candidato são muito mais numerosas, pulverizando a atenção do eleitor e a possibilidade de entender as pautas que eles pretendem representar.

E, depois que o cidadão efetivamente escolhe seus candidatos para esses cargos, o processo de cômputo dos votos para decidir, afinal, para quem vai cada vaga também não é trivial. Para dar conta de entender como é esse processo, é preciso se apropriar de termos como "proporcionalidade", "quociente eleitoral", "nota de corte"...

Dada a importância do tema e a óbvia conexão com o conhecimento matemático necessário para entender tudo isso, uso este post para repercutir um excelente episódio do podcast "O assunto", do G1, encabeçado pela jornalista Renata Lo Prete. Trata-se do episódio "Como são contados os votos para deputado", no qual ela conta com a ajuda da especialista Lara Mesquita, do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV-SP, para explicar como se dá esse processo de contagem.

Certamente, o tema vai bem além da mera curiosidade e aborda conhecimento importante para o exercício da cidadania. E, especialmente para quem ensina Matemática, fica aí um tema muito bom para propor um projeto interdisciplinar na escola, não apenas porque congrega relevância social e usa a matemática para "fazer cálculos", mas porque evidencia que o modo de fazer os cálculos é escolhido para tentar dar concretude a alguns princípios específicos. Em outras palavras, nesta, como em outras situações, adota-se um modelo matemático, entre outros possíveis, assumindo que ele é melhor em expressar, em termos práticos, os princípios desejados. E essa é uma grande ideia na qual vale a pena investir! Bom podcast pra você!


Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page